2 de janeiro de 2011

Década de Combate à Desertificação

Depois de um Reveillon excelente, nada como voltar à vida normal: ver os sites que mais gosto em busca de matérias interessantes.
Visitando o
Planeta Sustentável, encontrei uma matéria escrita em agosto do ano passado cujo conteúdo possui uma certa importância. A ONU (Organização das Nações Unidas) proclama Década do Combate à Desertificação. Mas, o que é a desertificação?
Segundo o Dicionário de Língua Portuguesa Houaiss, desertificação é a “modificação ambiental de uma área formando uma paisagem árida”.  Ela é originada pela intensa pressão exercida por atividades humanas sobre ecossistemas cuja capacidade de regeneração é baixa. Como consequência, ocorre a perda da biodiversidade, de solos através da erosão, diminuição da disponibilidade de recursos hídricos, diminuição da expectativa de vida da população, crescimento da pobreza urbana, queda na produtividade agrícola, entre outros (Ambiente Brasil).
De acordo com a UNCCD (Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação), mais de 100 países do mundo enfrentam um acelerado processo de desertificação e o anúncio oficial foi feito na abertura do “Icid 2010 – II Conferência Internacional sobre Clima, Sustentabilidade e Desenvolvimento em Regiões Áridas e Semiáridas” em Fortaleza.

A ideia principal é incentivar políticas de prevenção e de adaptação às mudanças climáticas nas áreas consideradas de risco. Globalmente, ela atinge 3,6 bilhões de hectares (25% da massa terrestre).
Em nosso país, alguns estados da região nordeste e 2 da sudeste (MG e ES) estão sofrendo um intenso processo de desertificação, causando prejuízos de 5 bilhões de dólares por ano e afetando a vida de mais de 15 milhões de pessoas.
José Roberto de Lima, especialista em desertificação e diretor técnico do Icid-2010, acredita que o Ministério do Meio Ambiente (MMA) dedicar mais esforços para combater à desertificação com o apelo feito pela ONU, já que este assunto não possui tanta repercursão em nosso país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário