22 de fevereiro de 2011

Sistema de Gestão Ambiental

Este texto foi redigido por Antonio Silvio Hendges, Professor de Biologia e Agente Educacional no Rio Grande do Sul e retirado do site EcoDebate. Trata-se de um dos assuntos mais interessantes na área de Gestão Ambiental: a adoção de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) pelas empresas.

[EcoDebate] As finalidades e objetivos de um gerenciamento ambiental nas empresas devem estar em consonância com o conjunto de atividades desenvolvidas e não podem ser vistos ou executados como elementos ou ações isoladas. As empresas ao adotarem um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) e/ou uma política ambiental devem considerar que após estabelecidos os critérios e práticas estas precisam ser cumpridas integralmente, buscando sempre o aperfeiçoamento e a melhoria contínua do SGA e das responsabilidades ambientais, econômicas e sociais das organizações empresariais.


O principal objetivo da adoção de um SGA ou política ambiental é servir de instrumento de gestão que possibilite assegurar a economia e a utilização racional das matérias primas e insumos e destacar a responsabilidade ambiental do empreendimento, orientando as decisões estratégicas, os investimentos e projetos de expansão. Um SGA deve considerar os impactos e efeitos ambientais durante todo o ciclo de vida do(s) produto(s), desde a obtenção de matérias primas, transporte, produção, armazenamento,
istribuição, comercialização, assistência técnica e destinação final das sobras ou resíduos.


Um SGA empresarial deve buscar a melhoria contínua das normas e procedimentos, atuando de forma metódica e preventiva sobre as causas fundamentais dos problemas, tornando os processos estáveis e previsíveis, planejando e controlando os impactos imediatos ou não, evitando a formação de passivos ambientais que comprometam o desempenho presente e futuro da instituição. De modo geral, os principais objetivos de um SGA empresarial são os seguintes:

- Orientar os consumidores em relação à compatibilidade ambiental dos processos produtivos ou serviços prestados;
- subsidiar campanhas institucionais, destacando-se os cuidados com a conservação e preservação dos ambientes e recursos naturais;
- informar e demonstrar aos acionistas, fornecedores e consumidores o desempenho das empresas na área ambiental;
- orientar novos investimentos, identificando setores com oportunidades de gestão adequada das questões ambientais;
- Subsidiar procedimentos para a obtenção da certificação ambiental de acordo com as normas da ISO 14.000 (série de normas relativas ao meio ambiente);
- Subsidiar a obtenção da rotulagem ambiental dos produtos e/ou serviços.

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